CADASTRE E RECEBA NOVIDADES

(55) 3225 3030
ÁREA RESTRITA

Novidades

Sempre inovamos para satisfazer nossos clientes

25.08.2016

Exposição "Combate Blindado", celebra o Dia do Soldado em Santa Maria

Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2016/08/exposicao-combate-blindado-celebra-o-dia-do-soldado-em-santa-maria-7326391.html
Exposição

Por: Cassiano Cavalheiro

cassiano.cavalheiro@diariosm.com.br

 

Exposição "Combate Blindado", celebra o Dia do Soldado em Santa Maria

 

Há 18 anos, registros de Luciano Souza eternizam diferentes momentos do Exército local

 

"O tempo que dura uma história é o tempo que ela foi preservada para poder ser contada". A frase, que revela zelo, é de um fotógrafo de olhar atento, curioso e atuação discreta, que registra a espontaneidade das mais diversas atividades do Exército Brasileiro em Santa Maria há 18 anos. Através de suas lentes, Luciano Souza, 39 anos, enxerga, capta e eterniza momentos de dificuldade, de superação, de aprendizado e de alegria do dia a dia desses militares. Parte desses registros pode ser conferida na exposição Combate Blindado, montada no hall de entrada do Royal Plaza Shopping, que está à disposição nesta quinta-feira, Dia do Soldado, e fica exposta até o próximo domingo.


De acordo com Luciano, que há 20 anos serviu à pátria no Coração do Rio Grande, as 30 imagens expostas foram clicadas entre 2015 e 2016, no Campo de Instrução de Santa Maria e na cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul. A maior parte foi fotografada ao longo de uma semana, durante o período básico de formação dos jovens soldados. Os quadros foram impressos em lona canvas, material que proporciona um efeito de tela às fotografias. 


Para captar os olhares, expressões, momentos de concentração e de descontração dos soldados durante o treinamento, o profissional acompanhou o grupo de manhã, à tarde, á noite e de madrugada.

– Objetivo é divulgar o que a instituição tem de mais bonito, que é a formação de cidadãos. Assim, com as fotos, a sociedade pode ver detalhes dessa rotina. É uma homenagem por meio de imagens – diz o fotógrafo.


Apaixonado pela fotografia e pelo Exército desde criança, Luciano, que aprendeu a fotografar com o pai, também é fotógrafo, diz que se sente realizado com a profissão.

– Apesar de não ter seguido a carreira militar, sou feliz por ser fotógrafo, ter um estúdio e, ainda assim, poder acompanhar e registrar de perto essa instituição tão respeitada no Brasil que é o Exército. São situações de superação. Eles enfrentam chuva, frio, sol, e eu estou ali, acompanhando. Vejo esses jovens crescerem como pessoas e como militares na frente das minhas lentes. É emocionante ver como o quartel transforma jovens em homens – ressalta Luciano.

Fotografando atividades militares, ele já viajou para uma missão no Haiti, em 2009, e já expôs o seu trabalho em cidades gaúchas como Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves, e em Brasília, no Distrito Federal, Manaus, na Amazônia, e Formosa, no estado de Goiás. Em 2009, parte das imagens produzidas pelo profissional compôs o livro fotográfico Blindados no Exército Brasileiro.

 
Para Luciano, uma das imagens mais expressivas da exposição é a de um par de coturnos próximos a uma fogueira:


– Quem serviu no Rio Grande do Sul e enfrentou o frio e a chuva no campo, com certeza, já colocou os coturnos para secar na beira da fogueira. É uma imagem que pode não dizer nada a algumas pessoas, mas que, com certeza, diz muito para quem passou por essa experiência – relata o fotógrafo. 


Respeitar, valorizar e recordar

 

Luciano acredita que o trabalho registrando as atividades do Exército é de grande responsabilidade. Além de admirar o ofício militar, ele reconhece que a instituição é muito respeitada pela sociedade brasileira. Para se manter há 18 anos realizando esse trabalho, o fotógrafo desempenha sua função acreditando em três bases fundamentais para ele: respeitar, valorizar e recordar.

– Trabalho com respeito, acato ordens e sigo as orientações conforme os limites impostos. É um trabalho de valor, pois o quartel forma cidadãos. Por fim, faço o trabalho para registrar os momentos para que, daqui a 50 anos, esses militares possam rever as imagens e relembrar desses momentos – explica Luciano que se sente orgulhoso de fazer parte da vida das pessoas eternizando parte dessa história.

Exposição fotográfica "Combate Blindado"

Quando: de quinta a domingo
Onde: Hall de entrada do Royal Plaza Shopping
Quanto: gratuito
Horário: das 10h às 22h

< VOLTAR

RECEBA
NOVIDADES

CADASTRAR
X
FECHAR

FAÇA SEU LOGIN



ENCONTRE NO ROYAL

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA A SÁBADO

Lojas 11h às 21h

Praça de Alimentação: 11h às 21h.

DOMINGOS

Praça de alimentação: 11h às 21h
Lojas: 14h às 20h

CINEMA

Temporariamente fechado

VISITAS ESCOLARES

Temporariamente suspensas

ENTRE EM CONTATO

Telefone: (55) 3225 3030

Email: contato@royalplaza.com.br

Endereço: Av. Nsa. Sra. das Dores, 305
Bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria - RS
CEP: 97050-531

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

Confira nossas normas de conduta

COPYRIGHT ROYAL PLAZA SHOPPING 2013 ©