CADASTRE E RECEBA NOVIDADES

(55) 3225 3030
ÁREA RESTRITA

Novidades

Sempre inovamos para satisfazer nossos clientes

18.02.2016

Sessão de cinema para acolher

Fonte: http://www.arazao.com.br/noticia/75209/sessao-de-cinema-para-acolher/
Sessão de cinema para acolher - Royal Plaza Shopping

Sessão de cinema para acolher

 

Blog de advogado promove cinema para autistas neste domingo


Pela primeira vez em Santa Maria e, talvez no Estado, uma sessão de cinema será preparada especialmente para jovens e crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa vem para oportunizar que pais levem seus filhos com o transtorno a uma sessão em que eles possam sentir-se livres e que a atividade não seja limitada a regras convencionais. A sessão é domingo às 10h, no Arcoplex Cinemas, junto ao Royal Plaza Shopping, com o filme O Bom Dinossauro.

 

Quem teve a ideia foi o advogado Paulo Cesar Lange de Freitas, que coordena a página Autismo – Direitos e Desafios, no Facebook. “A sessão foi programada para garantir que a experiência de ida ao cinema seja agradável, quer para as crianças, quer para os pais ou acompanhantes. A ideia é promover a inclusão de um público cada vez maior e ainda rejeitado por parte da sociedade”, diz o coordenador. Ainda segundo Paulo Cesar, a exibição do filme serve para a integração de pais e filhos com autismo com outras pessoas e compartilhar informações. Como a sessão é especial, as luzes estarão parcialmente ligadas, o volume será diminuído e as crianças poderão circular e fazer o que for de suas vontades sem que sejam reprimidas.

 

As 150 entradas disponíveis para a primeira edição do projeto já estão esgotadas. Porém há uma lista de espera que pode ser consultada pelo telefone (55) 99084054.


DADOS SOBRE O AUTISMO

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil, calcula-se que esse número chegue a 2,5 milhões. Em Santa Maria, segundo o último censo, os casos de pessoas com autismo chegam a mais de 6 mil pessoas.

 

O autismo no cinema


Rain Man (1988) - O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um “autista sábio” com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida.


Gilbert Grape: Aprendiz de Um Sonhador (1993) - Na pequena cidade de Endora, Gilbert cuida de seu irmão autista Arnie e de sua mãe extremamente obesa. A cidade é calma e a vida segue seu rumo, até que Becky aparece, e Gilbert se apaixona por ela. Agora ele terá que lidar com a problemática família ao mesmo tempo em que quer aprender os segredos da moça.


Experimentando a Vida (1999) - Elisabeth Shue interpreta Molly, uma jovem autista que sai do período de internação e fica sob os cuidados de seu irmão, Buck (Aaron Eckhart). Ele permite que a irmã inicie um tratamento experimental. Molly se transforma em um gênio, com inteligência superior, para a surpresa de Buck. Mas esse progresso acaba sendo relativo, já que Molly não se livra completamente da sua extrema concentração autista. 


Uma Viagem Inesperada (2004) - Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos.

< VOLTAR

RECEBA
NOVIDADES

CADASTRAR
X
FECHAR

FAÇA SEU LOGIN



ENCONTRE NO ROYAL

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA A SÁBADO

Lojas 11h às 21h

Praça de Alimentação: 11h às 21h.

DOMINGOS

Praça de alimentação: 11h às 21h
Lojas: 14h às 20h

CINEMA

Temporariamente fechado

VISITAS ESCOLARES

Temporariamente suspensas

ENTRE EM CONTATO

Telefone: (55) 3225 3030

Email: contato@royalplaza.com.br

Endereço: Av. Nsa. Sra. das Dores, 305
Bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria - RS
CEP: 97050-531

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

Confira nossas normas de conduta

COPYRIGHT ROYAL PLAZA SHOPPING 2013 ©