Quando chega novembro, alguns estranham as decorações de Natal que já começam a surgir. Porém, a proximidade da data faz com que, já neste mês, os consumidores atentem para a compra de presentes antes da data natalina. Uma pesquisa nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela um cenário positivo para o comércio varejista: neste ano, mais brasileiros devem ir às compras e gastar mais com os presentes de Natal em relação ao ano passado.
De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar pelo menos um presente este ano, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais na comparação com 2013 (67%). O estudo do SPC Brasil constata ainda que, em média, cada consumidor deverá comprar quatro presentes neste fim de ano – mesma quantidade observada no Natal de 2013.
Cecília tem três anos de idade. Ao passear com a mãe, Michele, pelo shopping Royal Plaza, não escondeu a surpresa e a felicidade ao se deparar com os ursos natalinos na decoração. Alegre, a menina apontava com o dedo os bichinhos que mais tinham despertado a sua atenção. Mas, os pais de Cecília estão menos a passeio do que a filha – este é o momento, segundo eles, para fazer as compras de Natal. “Começamos nesta semana as compras para toda a família. Viemos conferir as promoções e encontramos bons preços, já estamos com presentes definidos”, explica Michele Lago. Michele e Cecília vieram de Júlio de Castilhos para conferir as promoções e os brinquedos. “Costumamos antecipar para evitar a correria. A decoração, por sinal, está linda”, completa Michele.
Em uma loja de brinquedos para crianças, as vendas para o Natal ainda não iniciaram. “Ainda estamos vendendo os brinquedos da semana da criança, em outubro. Após a venda desse estoque, traremos as novidades para o Natal, que é o que as crianças mais querem, pois já viram na televisão e já conhecem os brinquedos novos”, explica Luciana Mello de Andrade, vendedora há três anos no estabelecimento infantil. As bonecas são uma das principais novidades para os pequenos.
O preço, por sua vez, depende da marca do brinquedo, mas os produtos não tabelados costumam ter desconto. “Nesta época, toda a família compra presentes – a mãe, o pai, o avô, a avó, os tios e tias. Assim, o pessoal se preocupa menos com o preço e mais com os brinquedos que a criança deseja”, salienta Luciana. A vendedora explica que, apesar de muitos anteciparem as compras (a exemplo de Michele e da família Cecília), ainda há um contingente que deixa as compras natalinas para o último dia – literalmente. “No dia 24 de dezembro nós fechamos as portas da loja às 18h, normalmente com o estabelecimento lotado. Muita gente compra só no último momento”, avalia Luciana.
FAÇA SEU LOGIN
Lojas 11h às 21h
Praça de Alimentação: 11h às 21h.
Praça de alimentação: 11h às 21h
Lojas: 14h às 20h
Temporariamente fechado
Temporariamente suspensas
Telefone: (55) 3225 3030
Email: contato@royalplaza.com.br
Endereço: Av. Nsa. Sra. das Dores, 305
Bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria - RS
CEP: 97050-531